segunda-feira, 13 de abril de 2009

Filas de Bancos

Por mais que os bancos se modernizem elas continuam estão longas

Todos os dias sem exceção é um Deus nos acuda sem exceção, todas as instituições financeiras sofrem do mesmo problema filas, longas filas e queixas de diversas naturezas. Uma são os Office boy, Moto boys que travam os caixas, a falta em algumas agencias de operadores para os caixas e até mesmo a volume de contas pagos por alguns clientes. Mas todas as pessoas entrevistadas são unânimes quanto à reclamação. Todos os bancos deveriam colocar mais caixas para atender a demanda de pessoas.
Segundo fontes de pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), dos 8 mil entrevistados entre dezembro e janeiro, 63% dizem que esperam até 15 minutos. No último levantamento, em 2006, esse índice era de 55%. Tanto em 2006 quanto neste ano, para 5% dos entrevistados o tempo é superior á 50 minutos.
Diversos bancos foram visitados para ver realmente se houve melhora no atendimento e se as enormes filas persistem em continuar a tirar o sossego de diversos clientes.
Para o moto boy Liz Pequeno que enfrenta todos os dias enormes filas o atendimento não melhorou em nada. “Pego fila de no mínimo 2 horas em pé, chega hora que preciso me escorar para poder descasar um pouco”. Para ele um dos motivos de demora são os Office boys que muitas vezes param dois ou três caixas. “Os Office boy chegam ao caixa com vários pagamentos”.
Mesmo com a implantação da lei municipal nº 13.948, de autoria do vereador Rubens Calvo (PT) que diz que você tem que ser atendido no máximo em 15 minutos, não surtiu efeito e parece é que as filas realmente não diminuíram.
Para os Office-boys Danilo Alves e Rodrigo Mendes as filas nunca deixaram de diminuir. Alves já chegou a ficar uma hora na fila do banco Unibanco. “Tem caixa que é muito lento demora cinco minutos para fazer dois pagamentos”. Já Mendes chega há ficar uma hora e meia na fila. “Para melhorar as filas tem que colocar mais caixas e tem que por mais gente preparada não qualquer pessoa, pois assim possam atender mais pessoas e á espera tenha um pouco de redução”.
Agora os funcionários de bancos afirmam que os serviços feitos pelos bancos são eficientes. Para o gerente Dalton,as filas têm diminuído , o problema é que a maioria dos clientes paga com dinheiro vivo.”Tem gente que faz cinco pagamentos com dinheiro contado para cada uma deles”. A telefonista Claudia Marinelli, prefere a internet ao invés de pegar fila para poder pagar suas contas, para ela o banco deveria colocar um numero maior de caixas para poder trabalhar, ”às vezes, existem vinte guichês no banco, mas somente três em funcionamento”.
Para melhorar o atendimento, uma das opções em estudo pela FEBRABAN, é ampliar o horário de funcionamento de algumas agências nos dias de maior movimento, segundo a entidade que também tem como meta reduzir o tempo de espera para trinta minutos em dia normais e quarenta em dias de pico.
Postado por: Danilo Vieira

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